Líder do Extreme Sailing Series™ mantém vantagem no primeiro dia no Brasil

Extreme 40 da equipe SAP quase decolando / Foto: Vincent Curutchet/Lloyd Images

Florianópolis - O Extreme 40, The Wave Muscat, encurtou o rumo para chegar ao bicampeonato do circuito mundial de vela, disputado exclusivamente em arenas náuticas. Venceu, nesta quinta-feira (14), duas das oito regatas disputadas em frente ao Trapiche da Av. Beira Mar, no centro da capital catarinense. O vento sueste em torno de 15 nós (cerca de 30 km/h), fez com que o público que transitava pela orla pudesse contemplar as manobras radicais realizadas a poucos metros da costa. 
 
Entre as oito equipes internacionais, quem melhor aproveitou as rajadas entre foi a tripulação omani. O The Wave Muscat começou a confirmar o favoritismo para chegar ao segundo título no duelo particular com o vice-líder suíço Alinghi. Ambos venceram duas regatas, cada uma vale dez pontos, e chegaram ao fim do primeiro dia com 69 e 64 pontos, respectivamente. O maior vencedor foi o dinamarquês SAP Extreme Sailing Team, com três primeiros lugares. O austríaco Red Bull Sailing Team ganhou uma regata.
 
"O primeiro dia nos proporcionou uma grande largada. Mantivemos a consistência, mas ainda teremos três dias pela frente. Não podemos nos empolgar porque nada está decidido", considera o tripulante omani Hashim Al-Rashdi. Para ser campeão em Florianópolis, o The Wave Muscat pode terminar a etapa até na segunda colocação, independentemente do barco vencedor. A exemplo dos velejadores, a imprensa também viveu a oportunidade única de velejar nos "barcos voadores", no dia dedicado à mídia. Correram como tripulantes convidados 24 jornalistas de Florianópolis, Itajaí, São Paulo e Rio de Janeiro. 
 
O Team Brazil Mapfre fez o melhor que pode, conforme prometera. Evitou a última colocação em três regatas, com dois sétimos e um sexto lugares. "Foi uma velejada diferente e emocionante, mas não tivemos força para andar junto com os barcos da frente. No final da tarde, quando o vento aumentou, aproveitamos para treinar. O balanço é positivo, mas vamos melhorar", analisa o timoneiro Clínio de Freitas. 
 
Encontro de capitães - Os oito comandantes das equipes que iniciaram a disputa do Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover, reuniram-se pela primeira vez no Race Village para atender a imprensa na tradicional ‘coletiva dos comandantes’, ação que abre oficialmente o evento em cada país. O Team Brazil Mapfre participou com dois representantes: o coordenador técnico Lars Grael e o comandante e timoneiro Clínio de Freitas. 
 
Com presença marcante da mídia local, Lars foi o velejador mais solicitado e destacou a passagem inédita do campeonato pela capital catarinense. "É uma honra recebermos os Extreme 40 no Brasil e mais especificamente em Santa Catarina. Para nós, velejadores de catamarã, é mais importante ainda. Mesmo sem a expectativa de resultado, é uma ótima oportunidade de mostrarmos a técnica e a garra do velejador brasileiro. Só não podemos atrapalhar quem está disputando o título", brincou Lars, bem-humorado e sempre solícito a detalhar os aspectos da vela diante da curiosidade dos repórteres. 
 
A esperança de Lars é de que a passagem dos velozes barcos pelo Brasil ajude a criar uma nova consciência sobre a vitoriosa modalidade. "O País possui uma vocação náutica fantástica. São 18 medalhas olímpicas, mas ainda prevalece a incoerência da falta da cultura da vela, rotulada equivocadamente como esporte de elite. Com os barcos do Extreme Sailing Series™ competindo próximo à orla, o público poderá ter contato com as regatas e perceber que a vela está ao alcance de todos". 
 
O comandante Clínio, empolgado com a inédita experiência em Santa Catarina, quer aproveitar ao máximo a oportunidade de aprendizado. "Esta competição está sendo importante para desenvolvermos nossa aptidão com o barco. Nossas campanhas nos próximos anos serão bem melhores", avaliou o parceiro de Lars na conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Seul no também catamarã, Tornado. 
 
Em 2012, primeira visita ao Brasil, os barcos correram na Baía de Guanabara. A nova sede do evento agradou velejadores e organizadores. "Santa Catarina está voltada naturalmente para a vela. O Extreme Sailing Series™ será mais um elemento para fomentar o esporte. A movimentação em Florianópolis vai contribuir também com o turismo e a economia da cidade", reforçou Carlos Col, diretor da Mais Brasil. "Só foi possível organizarmos o campeonato porque a OC Sport, a Prefeitura e o Governo do Estado depositaram toda confiança em nós". O apoio foi ratificado com a presença do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, que deu a largada da primeira regata, pontualmente às 14 horas. 
 
O Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover, segue até domingo (17), sempre com regatas a partir das 14 horas, com entrada gratuita ao público. Quem quiser acompanhar o campeonato pela internet pode acessar a página oficial do evento, www.extremesailingseries.com.
 
Atração internacional - O Ato 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover, traz a Santa Catarina representantes de empresas da Europa, Ásia e Oriente Médio. Destacam-se pelo visual, duas omanis da Oman Sail, agência promotora de eventos náuticos do Omã. Caracterizadas pelo véu típico que encobre os cabelos, vieram ao Brasil com o objetivo de acompanhar as regatas que podem dar o bicampeonato, terceiro título geral, ao The Wave Muscat e divulgar a eventual conquista no Omã. "O esporte favorito no país é o futebol, disparado, mas a campanha do nosso barco no Extreme Sailing Series™ está ajudando os torcedores a gostar da vela. A história da modalidade ainda é recente para nós, começou em 2005", revelou Maryam Al-Jadidi, acompanhada por Aisha Al-Mahrami e Assim Al-Saqri, o terceiro representante da Oman Sail. 
 
Os três omanis demonstraram a afinidade adquirida ao longo de dois anos junto ao comandante do time de Omã, em conversa descontraída com o britânico Leigh McMillan após a coletiva dos capitães. Além dos profissionais do mundo árabe, acompanham as tripulações em Florianópolis, dois jornalistas da agência chinesa de notícias XinHua e um alemão, acalorados com os termômetros acima dos 30 graus, porém felizes por terem escapado, temporariamente, das baixas temperaturas às vésperas do inverno no hemisfério norte. 
 
Legado de perseverança - Antes de o Team Brazil Mapfre içar as velas e começar a competir, Lars Grael recebeu na tenda do FIESC/SESI no Race Village, 30 crianças catarinenses do Atletas do Futuro, que atende 30 mil jovens de comunidades carentes no Estado, com o apoio de 250 indústrias. Lars é padrinho nacional do programa e respondeu a várias perguntas feitas pela criançada. A maioria queria saber sobre a emoção das conquistas. 
 
"Sempre que retornei ao Brasil depois de uma grande conquista em Olimpíada ou Mundial, fazia questão de transmitir para os torcedores a motivação trazida pela vitória. Mostrar como esportista, que a disciplina e a educação são fundamentais para se obter resultado em todas as áreas". Coube ao Pedrinho, de apenas seis anos, a última pergunta: "Você tem medo de velejar?". Com olhar paterno, Lars optou pelo exemplo da prevenção. "Não tenho medo porque sempre uso o colete salva-vidas". 
 
Classificação após oito regatas 
 
1 - The Wave Muscat - 69 pontos
2 - Alinghi - 64 
3 - Red Bull Sailing Team - 56
4 - SAP Extreme Sailing Team - 56
5 - ChinaSpirit - 54
6 - Real Team - 49
7 - GAC Pindar - 37
8 - Team Brazil Mapfre - 28 
 
Programação do Act 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover
 
Sexta-feira - 15 de novembro
11h00-13h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
14h00-17h00 - Regatas de ‘Extreme 40’ 
 
Sábado - 16 de novembro
10h00-12h00 - Regatas da Copa Mais Brasil de Monotipos (classes Optimist, Laser , Snipe e Dingue)
11h00-13h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series 
14h00-17h00 - Regatas de ‘Extreme 40’ 
17h00-18h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series 
18h00-19h00 - Regatas de ‘Extreme 40’ (eliminatórias) 
 
Domingo - 17 de novembro
10h00-12h00 - Regatas da Copa Mais Brasil de Monotipos (classes Optimist, Laser , Snipe e Dingue)
11h00-13h00 / 16h30-17h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series 
14h00-16h30 - Regatas finais de ‘Extreme 40’ 
16h30-17h00 - Premiação classes monotipos 
17h00-17h30 - Premiação do Act 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover e dos vencedores da temporada 2013 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook