Maior regata do mundo parte de Londres rumo ao Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Londres - No dia 30 de agosto a cidade de Londres recebeu a largada da Clipper Race, a mais longa regata de volta ao mundo. Criada pelo inglês Sir Robin Knox-Johnston, primeiro homem a dar a volta ao mundo sem escalas, a competição finaliza sua primeira etapa no Rio de Janeiro, na Marina do Glória, no final de setembro.
 
Os participantes da Clipper Race velejam durante quase um ano em um percurso de 40.000 milhas com uma série de paradas pela Europa, América do Sul, África, Austrália, Sudeste Asiático, China e América do Norte.
 
O prefeito de Londres, Boris Johnston, ressaltou a importância do evento para a economia da cidade e do relacionamento com a cidade do Rio de Janeiro.  “A Clipper Race proporciona uma grande vitrine para Londres e destaca seu papel como anfitriã de mega eventos desportivos. A primeira etapa da Clipper Race tem como destino o Rio de Janeiro, no Brasil, reforçando o nosso legado olímpico”, afirma.
 
Neste ano são esperados  mais de 100 mil visitantes, que devem ser atraídos para a edição comemorativa de 20 anos da regata. Entre eles celebridades como Dan Hardy, atual comentarista de MMA e ex-lutador do UFC, além e representantes dos governos de todos os países participantes. Presidente da TURISRIO, Paulo Senise foram desejar boa sorte à tripulação e já prepararou uma recepção no Rio de Janeiro. A primeira equipe a chegar à cidade ganhará ingressos para o Rock in Rio, o maior Festival de Música do Mundo.
 
A programação do evento de largada contou com atividades para a população e visitantes na Vila da Regata, encontros de negócios, intercâmbios culturais, ações sociais, visitações aos barcos, ações sociais e um grande desfile de barcos pelo Rio Tâmisa, onde milhares de pessoas acompanharam o evento. A Tower Bridge abriu para que os barcos passasssem, enquanto milhares de visitantes se posicionaram ao longo do Tamisa para saudar e desejar sorte às tripulações.
 
"A frota da Clipper Race proporciona uma visibilidade espetacular do Rio Tâmisa. A cidade se orgulha em sediar a largada da regata e de receber milhares de visitantes na St Katharine Docks, a tradicional marina situada no coração de Londres, em frente à Tower Bridge.” Completa o prefeito. 
 
Última Edição - A última edição da Regata de Volta ao Mundo Clipper Race teve início no domingo 01 setembro de 2013 em Londres e retornou em 12 de julho de 2014, depois de completar o percurso de 40.000 quilômetros, tornando-se a mais longa regata oceânica do mundo. Cerca de 650 pessoas, representando mais de 40 países, competiram na edição 13-14 da Clipper Race, nos doze barcos de 70 pés recentemente projetados  pelo renomado arquiteto naval Tony Castro.
 
A Regata de Volta ao Mundo Clipper Race é dividida em etapas individuais e pontos são acumulados em um sistema de pontuação de estilo Fórmula 1. A embarcação com o maior total de pontos no final vence o Troféu da Clipper Race.
 
Qualquer pessoa pode participar da Clipper Race. Os interessados podem escolher entre fazer uma ou mais etapas ou fazer a regata completa. A única qualificação exigida para tripular a Regata é a idade mínima de 18 anos, passar por um treinamento e ter um perfil aventureiro.
 
Sir Robin Knox-Johnston - Sir Robin Knox-Johnston é o primeiro homem a completar uma volta ao mundo sem escalas e sozinho em 1968-69. Hoje, como Presidente Executivo e fundador da Clipper Ventures Plc, ele está na vanguarda no que diz respeito a regatas de volta o mundo e possui diversos prêmios e certificados tais como: recorde de circunavegação mais rápida; nomeado três vezes como o velejador do ano pela  RYA - Royal Yacht Association / YJA  - Yacht Journalism Association; trabalhou na Comissão de Regata da Whitbread 1990-1994; organizou o BOC - Desafio de Volta ao Mundo em 1982 e 1986; participou da corrida Sydney-Hobart 2010 com 71 anos ficando em quarto colocado; entre outros feitos.   
 
Programação
 
10h: Dança Brasileira
12h30: Apresentação de baterias
14h15: Entrada dos barcos nas docas
16h15: Desfile da frota pelo Tamisa
18h20: Partida das tripulações
 
Para saber mais acesse o site oficial:  clipperroundtheworld.com
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook