Mundial de Va'a: abertura reúne 19 países nesta terça no Rio

Cerimônia trará todos os países que disputarão o Mundial no Rio / Foto: Divulgação / CBCa

Rio de Janeiro - As delegações dos 19 países que estão no Rio de Janeiro para o Campeonato Mundial de Va´a (canoa polinésia) têm um importante compromisso nesta terça-feira (dia 12), no Estádio de Remo da Lagoa, local de largada e chegada das provas. A cerimônia de abertura está marcada para às 15h, reunindo cerca de 700 atletas convencionais e paraolímpicos. Além do tradicional desfile, haverá a uma apresentação de capoeira. 
 
As disputas do Mundial começam na quarta-feira (dia 13), a partir das 8h, com provas individuais (V1) e por equipes (V12). O Mundial termina no domingo (dia 17), com algumas finais transmitidas ao vivo pelo SporTV, das 10h às 12h.
 
O Mundial servirá como um importante teste para os Jogos Rio 2016, quando o Va´a será uma modalidade estreante no programa dos Jogos Paraolímpicos, com disputas no mesmo local.  
 
"Taiti, Nova Zelândia e Havaí são alguns países tradicionais na pratica de Va´a e trouxeram fortes equipes para o Rio de Janeiro. A nossa expectativa também fica por conta de delegações como Peru, Venezuela e Argentina, com pouca experiência na modalidade e que estão tendo a oportunidade de disputar o primeiro Mundial realizado na América do Sul. O Brasil tem a maior delegação e certamente vai querer fazer uma boa apresentação em casa. Teremos grandes disputas pela frente", afirma  Lynda Roberts, diretora de prova no Mundial. "Como todos já sentiram no Batismo das Canoas, realizado sábado, trata-se de um esporte com um forte apelo cultural e com uma energia muito positiva", acrescenta.
 
Entre os competidores, o clima já de ansiedade por conta da proximidade das disputas. Para o canoísta baiano Reginaldo William Birkbeck, de 23 anos, apontado como uma esperança de medalha para o Brasil entre os atletas convencionais, o objetivo é "remar bastante e chegar junto com os maiores competidores do mundo". Ele vai competir em quatro provas: V1 500m open,  V6 500m e 1000m open e V12 500m open. Segundo Reginaldo, filho adotivo de Victoria Mary Birkbeck, de 62 anos, que também estará competindo, a sua performance evolui bastante desde o último Mundial, em Calgary, no Canadá, em 2012. "Passei a me dedicar bastante a esse tipo de canoa", afirma.
 
Outro destaque do Brasil é Luis Carlos Cardoso, medalha ouro entre os atletas paraolímpicos no Campeonato  Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014, em Moscou, encerrado no último domingo. Ele conquistou o primeiro lugar do V1 A masculino, mesma prova em que tentará o título no Rio.  
 
Para o taitiano Patrick Virianu, que também vai competir entre os paraolímpicos, o Mundial tem um gostinho de revanche. No Mundial de Canoagem Velocidade, ano passado, na Alemanha, ele perdeu o ouro para o brasileiro Caio Ribeiro. Ambos vão se encontrar novamente na prova de V1 LTA 200m. "Quero recuperar o título", diz Patrick, que sagrou-se campeão mundial de Va´a em 2010, na Polônia.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook