Patrícia Freitas já tem o ouro na mão na Final da Copa do Mundo da World Sailing

Brasileira vence as três regatas do dia e vai pra regata da medalha com a primeira colocação assegurada na RS:X Feminina. Na 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze mantêm-se no primeiro lugar e podem conquistar segundo ouro para o Brasil neste sábado / Foto: Jesus Renedo/Sailing Energy/World Sailing

Espanha - Patrícia Freitas viveu um dia perfeito na etapa final da Copa do Mundo da World Sailing, nesta sexta, na Espanha. A brasileira venceu as três regatas que disputou e garantiu antecipadamente a primeira colocação e o ouro na RS:X Feminina.
 
Basta agora ir pra água neste sábado e completar a prova para subir ao topo do pódio. A equipe brasileira ainda tem grandes chances de obter mais um ouro, já que a dupla campeã olímpica Martine Grael e Kahena Kunze continuam na liderança da 49erFX. As regatas de medalha poderão ser acompanhadas ao vivo, a partir das 8h, na página da CBVela no Facebook: www.facebook.com/cbvela.
 
O excelente desempenho de Patrícia em Santander é comprovado pelos números. A velejadora venceu incríveis cinco regatas das 12 disputadas, obtendo ainda três segundos lugares e dois terceiros. Ela acumula 23 pontos perdidos - 20 à frente da segunda colocada, a chinesa Yunxiu LU, com 43 p.p. Tudo isso em uma flotilha que contava com três medalhistas olímpicas: a chinesa Chen Peina e a russa Stefania Elfutina (prata e bronze nos Jogos Rio 2016), e a polonesa Zofia Noceti-Klepacka (bronze em Londres 2012).
 
"A ficha não caiu ainda. Tive um dia excepcional, vencendo as três regatas. Estou muito feliz, principalmente porque era uma flotilha muito forte. Isso se deve muito à minha velocidade e faz parte de todo um processo de treinos, escolha de equipamento etc. Isso tudo funcionou muito bem aqui. Amanhã, temos a regata de medalha, onde a disputa pelo segundo e terceiro lugares será intensa, mas vou velejar para tentar ganhar e fechar com chave de ouro a competição", comentou Patrícia.
 
Já as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze chegaram à Espanha no embalo de dois ouros nas etapas que disputaram da Copa do Mundo em 2017: venceram em Miami (EUA) e Hyères (França). Na liderança da 49erFX em Santander, pouco à frente de Charlotte Dobson e Saskia Tidey (35 pontos perdidos, contra 38 das inglesas), a dupla brasileira vai para a regata de medalha deste sábado com grande expectativa.
 
"Velejamos numa raia com muitas ondas e as regatas foram bastante difíceis. Mas nossas saídas foram boas e tivemos um bom dia, terminando com a vitória na última regata. São poucos pontos nos separando da dupla segunda colocada, então, será muito disputado neste sábado", avaliou Martine. "É bem interessante velejar aqui, pois nos traz boas recordações. Agora é dar o nosso melhor e curtir a velejada na regata de medalha", completou Kahena, relembrando a conquista do Mundial de Vela, em 2014.
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook