Prada disputa Semana Brasileira de Vela em busca de evolução

Prada: espera por melhora no Rio de Janeiro / Foto: Ants Vainsalu

São Paulo - O principal objetivo de Bruno Prada na Semana Brasileira de Vela, a partir de segunda-feira (18), no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara, será aperfeiçoar o condicionamento físico e corrigir deficiências, para terminar a temporada entre os melhores velejadores da Finn. A competição, realizada na mesma raia dos Jogos do Rio de Janeiro/2016, formará a equipe brasileira que disputará os principais eventos mundiais neste ano, com apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
 
A classe Finn tem dez regatas programadas na Semana de Vela, que segue até sexta-feira (22). Serão duas por dia, a partir das 13 horas. Os velejadores poderão descartar o pior resultado após a sexta regata. "Recentemente, consegui ter uma boa avaliação da minha real condição física, durante a etapa de Miami da Copa do Mundo. Lá, pude medir qual a minha real condição física", explica Bruno. "A Semana Brasileira de Vela será uma etapa importante no meu treinamento. É onde vou começar a ajustar minha deficiência no popa. Também agendei uma série de treinos físicos". Prada terminou a disputa norte-americana em sétimo lugar, competindo ao lado de velejadores como o americano Caleb Paine (4º do ranking mundial da Finn) e o canadense Greg Douglas (6º do ranking). 
 
O velejador vem treinando com Jorge Zarif, representante brasileiro da classe nos Jogos de Londres/2012. "O bom é que temos sido um excelente parâmetro um para o outro, e a tendência é os dois evoluírem internacionalmente", destaca. Em seu retorno à Finn, no início do ano, Prada venceu a Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro, título que se soma a outros 45, conquistados entre 1989 e 2004, como o tricampeonato brasileiro (1993, 1997 e 1998), três Pré-Olímpicos (1997, 1998 e 2001) e o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg/1999. Na temporada 2013, ele tem ainda tem pela frente mais uma etapa da Copa do Mundo de Vela, em Palma de Mallorca, na Espanha, no começo de abril. 
 
Prada, que conta com o patrocínio da Gocil e Oakley e apoio do Club Athletico Paulistano, competiu ao lado de Robert Scheidt na Star nos últimos oito anos, conquistando o inédito tricampeonato mundial da categoria e duas medalhas olímpicas: prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012. O retorno à antiga classe foi motivado pela saída da Star do programa olímpico.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook