Regata de volta ao mundo Clipper Race se despede da Marina da Glória

Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A mais longa regata de volta ao mundo, a Clipper Race, completa 20 anos e trouxe para o Rio de Janeiro uma tripulação de centenas de velejadores, familiares, patrocinadores e aficionados pelo esporte, movimentando o turismo e setor náutico carioca nesse período. Criada pelo inglês Sir Robin Knox-Johnston, a Regata de Volta ao Mundo Clipper Race tem início em Londres no dia 30 de agosto.
 

Criada em Londres em 1996, a Clipper Race é conhecida por gerar um grande impacto econômico nos locais por onde passa. Na última edição, em 2014, teve transmissão ao vivo para mais de 200 países e cerca de cem mil visitantes estiveram em Londres para a largada.

Durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, o evento contou com uma programação intensa que incluiu encontros de negócios, velejadas corporativas, visitações guiadas aos barcos, palestras com a tripulação e comandantes, intercâmbio com outras atividades esportivas, entre outras ações. 
 
A novidade da Clipper Race 2015 é a comemoração da sua 10ª edição em seus 20 anos de existência. Neste ano, a UNICEF nomeia um dos 12 barcos da competição. Além de angariar fundos, o objetivo principal da sua presença na Clipper Race é difundir pelo mundo todo o trabalho desenvolvido pela instituição desde 1946. 
 
A tripulação da Regata de Volta ao Mundo Clipper Race embarca em uma frota formada por doze barcos idênticos de 70 pés, projetados especialmente para o desafio. Entre os velejadores estão representantes de 44 países, como: Inglaterra, Escócia, França, Austrália, Ucrânia, China, Bulgária, Canadá, entre outros. Os participantes da Clipper Race velejam durante quase um ano em um percurso de 40.000 milhas com uma série de paradas pela Europa, América do Sul, África, Austrália, Sudeste Asiático, China e América do Norte. O trajeto é dividido em 16 “pernas”, que atravessam os quatro oceanos. 
 
"O grupo passa pelas águas mais calmas e mais difíceis do mundo. A tripulação visita países que, provavelmente, só leram sobre e nunca pensaram em visitar. É uma oportunidade ímpar dos participantes conhecerem culturas e línguas diferentes”, afirma Sir Robin Knox-Johnston.
 
Colocação:
1 – LMAX EXCHANGE
2– QINGDAO
3– GREAT BRITAIN
4 – DERRY~LONDONDERRY~DOIRE
5 – GARMIN
6 – ICHORCOAL 
7–  CLIPPERTELEMED+
8 – VISIT SEATTLE
9 – PSP LOGISTICS
10 – MISSION PERFORMANCE
11 – DA NANG - VIET NAM
12 – UNICEF
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook