Regata Santos Rio é treino de luxo para o Circuito Rio

Na classe ORC, o Touché venceu em 2012 / Foto: Aline Bassi / Balaio

Santos - A partir do dia 26 de outubro os melhores velejadores do Brasil estarão inteiramente focados nas disputas da regata Santos-Rio e no Circuito Rio. Os dois eventos, que se complementam, fazem parte da tradição náutica brasileira e deverão reunir mais de 30 barcos no Iate Clube de Santos e no Iate Clube do Rio de Janeiro.
A regata Santos-Rio, que este ano chega a 63ª edição, é uma das mais duras provas oceânicas do país. São quase 200 milhas (360 km) sem paradas entre a cidade do litoral sul paulista e a capital fluminense. Dependendo das condições de vento e mar, ela pode durar três dias ou mais. O recorde atual é de 19h33min e foi estabelecido em 2006 pelo veleiro Sorsa III, de Celso Quintela. Este ano o barco estará na raia novamente para tentar melhorar a marca.
 
“Estamos montando uma tripulação de ponta para tentar velejar o mais rápido o possível, mas sabemos que tudo vai depender da previsão do tempo”, disse Maurício Santa Cruz, atual campeão pan-americano de J/24, que estará no comando do barco. Santinha, como é conhecido o velejador, sabe que é bom correr mesmo, uma vez que terá pouco tempo para descansar e arrumar o barco antes das disputas do Circuito Rio.
 
A partir do dia 1 de novembro as tripulações voltam para a água para três dias de regatas com provas de percurso longo e barla-sota. No final, como manda a tradição, velejadores e convidados terão uma festa de encerramento, com a entrega do troféu transitório. Nomes como Torben Grael, a bordo do S40 Magia V, e Lars Grael, que irá velejar no Tangará II, já confirmaram a presença na competição.
 
Para os dois eventos estão convidadas as classes ORC, IRC, C30 e S40. Para a classe BRA-RGS o Circuito Rio também será válido como Campeonato Brasileiro.  As inscrições da Santos Rio devem ser feitas até um dia antes da largada, enquanto as do Circuito Rio podem ser feitas até o primeiro dia de regatas.
 
Vencedores de 2012:
Fita-Azul Santos-Rio (primeiro barco a cruzar a linha): Chroma, Luiz Gustavo de Crescenzo
 
Circuito Rio:
ORC 500 / Geral: Touché, Ernesto Breda
ORC 600: V8 Nitro, Paulo Treu
ORC 650: Jack Spot, Pedro Avelino
BRA RGS I: Esculacho, Walcles Osório
BRA RGS II: Kha-Raka, Waldir Petersen
C30: Loyal, Marcelo Massa
S40: Mitsubishi, Marco Grael
 
Serviço:
 
Regata Santos-Rio
Quando: 26/10 – 12h
Onde: Iate Clube de Santos
 
Circuito Rio
Quando: de 1 a 3 de novembro – 13h
Onde: Iate Clube do Rio de Janeiro
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook