Regata Transat Jacques Vabre larga para o Brasil

 Zetra  / Foto: Izabel Pimentel

França - A 12ª edição da Transat Jacques Vabre começou, na manhã deste domingo (25), com a participação de 42 barcos divididos em quatro classes. Os modernos veleiros da Class40, Multi50, IMOCA e Ultime partiram da francesa Le Havre para uma aventura de 10 mil quilômetros com destino a Itajaí, em Santa Catarina. 
 
A prova é disputada em duplas e terá a estreia de uma equipe brasileira: Eduardo Penido e Renato Araújo formam a parceria a bordo do barco ZETRA, que compete contra outros 13 veleiros da Class40. ''A nossa vantagem é que, de todos os barcos da Transat Jacques Vabre, a gente é a única equipe que vai pra casa e não precisa voltar para seus países quando a regata acabar'', brincou o campeão olímpico Eduardo Penido.
 
Os barcos partiram da baía de Paul Vatine nas primeiras horas da manhã do domingo, com os termômetros marcando 10 graus. A largada foi dada às 13h30 (10h30 Horário de Brasília) com ventos fracos e muita corrente, o que atrasou a entrada da flotilha no Canal da Mancha. Depois de um percurso entre boias, os barcos iniciaram a viagem ao Brasil. O Zetra de Edu Penido e Renato Araújo oscilou bastante variando entre sétimo e décimo segundo nas primeiras horas de prova. ''A ansiedade é grande, pois não é uma prova simples de ser feita. Primeiro objetivo é passar esse trecho mais difícil no Golfo de Biscaia e depois poupar o barco para tentar chegar inteiro em Itajaí'', contou Renato Araújo.
 
Cada classe terá seu vencedor. Como os veleiros são praticamente iguais, a regra diz que quem chegar em primeiro será o vencedor. Os Ultime devem completar o percurso em até 11 dias, os IMOCAS e os Multi50 em até 20 dias e os Class40 de 20 a 30 dias.
 
Sobre a TJV2015 - A regata, que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de "Rota do Café". Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook