Scheidt segue invicto na Laser Europa Cup

Scheidt é um dos mais de 100 velejadores da competição / Foto: Fabrizio Prandini

Itália - Três regatas, três vitórias. Robert Scheidt continua com 100% de aproveitamento na 17ª Laser Europa Cup, que será disputada até domingo (17), no Lago de Garda, na Itália. O bicampeão olímpico venceu as duas regatas desta sexta-feira (15) e é o líder da competição com apenas 3 pontos perdidos. 
 
Devido ao elevado número de competidores (mais de 100), os barcos estão divididos em duas flotilhas até o terceiro dia de provas. Os melhores velejadores integrarão o grupo 'ouro', no quarto e último dia de competição, quando brigam pelas primeiras posições. 
 
"Hoje houve muitas oscilações de vento, que tornaram as regatas bem difíceis. Mas eu fui bem, mantive boa velocidade", comemorou Robert Scheidt. A velocidade do vento ficou entre 12 e 16 nós, bem inferior aos 30 do primeiro dia de competição. Mas os velejadores ainda sofreram com a baixa temperatura, em torno de 4 graus na Itália.
 
Apesar do bom aproveitamento inicial, o velejador brasileiro mantém cautela. "A pontuação ainda está bem apertada. No sábado teremos mais duas ou três regatas e tudo pode mudar. Os suecos também estão na briga pelo título", disse Robert Scheidt, referindo-se principalmente a Emil Cedergardh. No primeiro dia de prova, o adversário da Suécia disputou a mesma flotilha de Scheidt, ficando em segundo lugar. Nas regatas desta sexta-feira, competindo na outra flotilha, o sueco obteve a primeiro e segunda posições. 
 
Desde que voltou à Laser, em setembro de 2012, Scheidt conquistou o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas e o Brasileiro da categoria, seu 12º título nacional, além da Semana Brasileira de Vela, sua última competição, em fevereiro, na Baia de Guanabara. Na ocasião, ele venceu nove das 10 regatas disputadas, chegando próxima à perfeição.
 
A disputa na Itália é mais uma oportunidade para o velejador testar sua habilidade na categoria em que o consagrou, após oito anos de parceria com Bruno Prada na Star. O velejador retornou à Laser após a Star ter sido excluída do programa olímpico. A competição mais importante do ano, no entanto, será o Mundial de Omã, nos Emirados Árabes, em novembro. 
 
Classificação da 17ª Laser Europa Laser após três regatas 
 
1. Robert Scheidt (Brasil) - 3 pontos perdidos ( 1 + 1+ 1)
2. Emil Cedergardh (Suécia) - 5 pp (2 + 1 + 2)
3. Lorenzo Chiavarini (Grã Bretanha) - 12 pp ( 5 + 5 + 2)
4. Francesco Marrai (Itália) - 13 pp ( 8 + 2 + 3)
5. Alessio Spadoni (itália) - 13 pp ( 3 + 4 + 6)
6. Mattias Lindfors (Finlândia) - 14 pp ( 3 + 2 + 9)
7. Enrico Strazzera (Itália) - 16 pp (2 + 10 + 4)
8. Philip Claesson (Suécia) - 18 pp (4 + 8 + 6)
9. Phillip Kasueske (Alemanha) - 19 pp ( 5 + 3 + 11)
10. Holger Tidemand (Suécia) - 20 pp (4 + 6 + 10)
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook