Sol e vento rondado marcam segundo dia do 43º Campeonato Brasileiro de Laser

Velejadores lotaram a raia da Represa de Guarapiranga / Foto: Marcos Mendez/SailStation

São Paulo - A tradicional regata de abertura do 43º Campeonato Brasileiro de Laser contou com a participação de cerca de 60 atletas que enfeitaram a raia da Represa de Guarapiranga com suas velas radiais.
 
A corrida não conta pontos para o campeonato e serve de aquecimentos para os atletas que começam a disputa para valer amanhã, dia 11. A represa presenteou os velejadores com ventos que variaram entre 5 e 8 nós e sol entre muitas nuvens. Ir para a água foi um alívio para os competidores que estão enfrentando altas temperaturas na Capital Paulista.
 
Por não contar pontos, muitos velejadores largaram, mas não chegaram a completar o percurso. Não cruzar a linha também faz parte da superstição de que o vencedor da regata de abertura não ganha o campeonato. Caso da francesa Marie Bolou, que está Brasil para estudar e aproveitou o ano de transição para velejar por aqui. Marie vai disputar a Semana de Miami, mas não perdeu a oportunidade de correr o Brasileiro antes da viagem. "Gosto da represa porque os ventos são mais fracos e consigo relaxar mais no barco", conta a velejadora que mora no Rio de Janeiro e vai fazer campanha olímpica na classe Laser Radial. 
 
O dia também foi marcado pela cerimônia oficial de abertura da competição que teve a presença de todos os velejadores da classe Laser Radial. Antes do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras, os atletas e organizadores prestaram uma bonita homenagem, com um minuto de silêncio, ao velejador mineiro Pedro Basílio, ativo na classe ele perdeu a vida em um acidente de carro no ano passado. 
 
Com o pontapé inicial dado nesta terça-feira de sol, calor e vento na Represa de Guarapiranga, o organizador da competição Nicolas Garcia, que estava na raia competindo, exaltou a oportunidade de reunir todos os velejadores antes das regatas oficiais. "Foi uma regata muito divertida, fiquei muito satisfeito e feliz em ver tantos barcos na represa", comentou.
 
Entenda a classe - A classe Laser é dividida em três, Radial, 4.7 e Standard, com mesmo casco, o que muda é o tamanho das velas. A Radial usa vela de 5.76 m² e para os velejadores participarem de uma competição oficial precisam pesar até 65 quilos. Apesar de ser o barco olímpico oficial para as mulheres da classe Laser, o barco admite tanto homens como mulheres nas demais competições.
 
Programação do 43º Brasileiro de Laser: 
 
Laser Radial: 
 
09/01 e 10/01 - Confirmação de inscrição / credenciamento / medição. 
11/01 a 15/01 – REGATAS 
 
Laser Standard e 4.7: 
 
16/01 - Confirmação de inscrição / credenciamento / medição. 
17/01 a 21/01 – REGATAS 
 
Site oficial: http://laser2017.sailstation.com/
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook