Velejadores da BMW Motorrad estão perto do título do Fiji Challenge

Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre: perto do título em Fiji / Foto: Bruce Southwick/Zoom Fiji

Fiji - O terceiro dia do Fiji Challenge foi de superação para Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre, da BMW Motorrad. Na segunda-feira, dia 12 de Agosto, os velejadores enfrentaram a regata mais equilibrada até o momento, marcada por ventos fracos e muitas ultrapassagens, o que valorizou a vitória brasileira. Com os resultados, a dupla está a duas regatas do título da competição, segunda etapa do Campeonato de Hobie Cat da Oceania.
 
Após um dia de descanso, as equipes voltaram à água nesta segunda-feira, para uma regata de cerca de 20 milhas (37 km), completada em quatro horas. Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre largaram na frente, em Suva, mas, com vento em popa em torno de 6 nós (10 km/h), foram ultrapassados pela dupla local formada por Grahame Southwick e Nunn Kaipho, que lideraram a primeira perna, e pelos australianos Murray Peterson e Sharon Rayner. Depois de contornar a ilha Moturiki, os barcos se reaproximaram no retorno a Suva. Aproveitando o contravento, com velocidade de 8 nós, os brasileiros retomaram a liderança. 
 
"Assumimos o risco de competir usando uma regulagem em que teríamos maior velocidade no contravento. E deu certo, pois praticamente toda a volta para Leleuvia foi navegada em contravento" destacou Marcos Ferrari. 
 
Caroline Sylvestre lembrou dos perigos oferecidos pela proximidade dos barcos com as bancadas de corais ao longo do percurso, que tiraram da disputa, no sábado, a dupla de Hong Kong. "Como já virou rotina aqui em Fiji, tomamos vários sustos com as bancadas de corais, mas felizmente não colidimos com nenhuma. Fizemos uma navegação extremamente consistente, monitorando no GPS os ângulos de aproximação para Leleuvia, usando sempre os mais favoráveis e emendando as rajadas", observou a velejadora.
 
O Fiji Challenge é composto por cinco regatas de percurso, uma por dia. Ganha a dupla que somar o menor tempo acumulado após as cinco pernas. A largada foi dada em Pacific Harbour, na sexta-feira, com destino a Suva. Na sequência, os velejadores partiram de Suva em direção a Leleuvia. O desafio segue nesta terça-feira 13), com mais uma regata em Leleuvia. Na quarta-feira (14), as equipes retornam para Suva, numa regata de mais de 50 km de percurso, sem paradas e com previsão de ventos fortes.
 
Conquista inédita para o Brasil - Primeira dupla brasileira a disputar o Campeonato de Hobie Cat da Oceania, Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre conquistaram a medalha de prata na primeira etapa do evento, o Great Fiji Warm-up, com cinco vitórias nas doze regatas disputadas. Os velejadores, que por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, contam com o patrocínio da BMW Motorrad e o apoio de OAKLEY, GARMIN, Tecelagem Santa Constância e Companhia Athlética, ficaram atrás apenas do time australiano de Aaron Worrall, campeão mundial de Hobie Cat.
 
Classificação do Fiji Challenge após cinco regatas
 
1- Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre (BRA) - 11h55min35 (3h15min - 4h11min28 - 4h29min07)
2- Murray Peterson e Sharon Rayner (AUS) - 12h32min42 (3h27min10 - 4h31min55 - 4h33min37)
3- Epeli Droma e Bai Ponijese (FIJ) - 12h37min04 (3h32min27 - 4h26min21 - 4h38min06)
4- Kaveni Natadra e Lorima Tupou (FIJ) - 12h48min58 (3h45min35 - 4h28min27 - 4h34min56)
5- Tony Tuicaucau e Tome Taku (FIJ) - 13h09min17 (3h45min00 - 4h39min03 - 4h45min14)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook