Vento fraco marca a regata de abertura do Campeonato Mundial de RS:X

Patrícia (esq.) terá fortes adversárias / Foto: Gonzalo Arselli

Búzios - Começou nesta sexta-feira no Búzios Vela Clube, em Manguinhos, Búzios, o 7º Campeonato Mundial da ClasseRS:X. A programação previa a realização da regata de abertura, que não valepontos. Apesar de dezenas de velejadores terem ido para a raia, nenhum deles completou a prova. Parte por conta da superstição que diz que quem vence a prova de abertura não é campeão e parta pelos fracos ventos de sudoeste.
 
A partir deste sábado começa a fase classificatória da competição, com até três regatas programadas por dia e largada sempre a partir das 13h. No dia 6, será realizada a medal race, prova em que participam apenas os 10 melhores colocados do masculino e do feminino e que tem pontuação dobrada.
 
Para a brasileira Patrícia Freitas, o fato de estar dentro d’água com velejadoras de todo o mundo, nesta sexta-feira, serviu para praticar. "Como normalmente treino sozinha no Rio de Janeiro, esta velejada ao lado das outras meninas serviu para ajeitar o equipamento e fazer o ajuste fino no toque da prancha. O tempo detreinamento não foi o ideal, mas darei o meu melhor durante o campeonato", diz ela.
 
Neste sábado a previsão é de que o vento aumente um pouco, o que deixará as regatas mais animadas. Para Patrícia, o ideal é que o vento não esteja nem muito forte e nem muito fraco. "Eu velejo melhor com vento médio e, por isso, meu objetivo é chegar à medal race. A minha maior adversária será a espanhola Marina Alabau, atual campeã olímpica, que também veleja bem nestas condições", completa.
 
No último dia 14, a brasileira conquistou a Semana Brasileira de Vela, disputada no Rio de Janeiro, e que também contou com a presença da espanhola. Patrícia venceu seis das nove regatas e se manteve na equipe olímpica do Brasil por mis um ano. "A minha velocidade está boa e consegui vencer a Marina quatro vezes, mesmo com o vento um pouco mais forte, algo que me deixou bastante empolgada."
 
No total, 41 mulheres e 65 homens, de 28 países estarão presentes na competição. Além de Marina, a também espanhola Blanca Manchon também aparece como favorita. Entre os homens, o inglês Nick Dempsey e o israelense Nimrod Maschiah são alguns dos favoritos. Ricardo Winick, o Bimba, corre em casa e é apontado como o melhor brasileiro.
 
Ainda nesta quinta-feira, a partir das 20h, será realizada no Búzios Vela Clube, sede do evento, a cerimônia oficial de abertura.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook