Vento impede regatas do terceiro dia do 43º Campeonato Brasileiro de Laser

Velejadores lotaram a raia da Represa de Guarapiranga, mas as condições climáticas não colaboraram para a realização de regatas / Foto: Divulgação/Brasileiro de Laser

São Paulo - Longa espera, essa foi a marca do terceiro dia do 43º Campeonato Brasileiro de Laser que acontece, pela primeira vez, na Represa de Guarapiranga, Capital Paulista.
 
Com mais de 60 barcos na água, a comissão técnica tentou montar um percurso de barla-sota diversas vezes, mas o vento não firmou e ficou impossível velejar na represa hoje. "As condições de vento na represa são sempre imprevisíveis, hoje tentamos fazer três largadas, mas com o vento mudando muito de intensidade e direção, não foi possível completar nenhuma. Ainda tivemos problemas com as plantas flutuantes que impediu a passagem dos barcos na primeira marca de contravento da segunda tentativa de regata. Velejar por aqui é sempre estar preparado para esses imprevistos, comentou Claudio Buckup, gerente de regatas da competição.  
 
A principal responsável pelas condições adversas foi a chuva que caiu sobre a Capital Paulista hoje, no fim do dia os velejadores ainda enfrentaram chuva forte para voltar ao Yacht Clube de Santo Amaro, sede do evento. Para amanhã estão previstas três regatas e a comissão técnica decidiu manter o horário (13h) para a primeira largada do dia.  
 
Entre os velejadores a expectativa para as regatas oficiais é grande. Ricardo Feitosa, do Iate Clube Pajussara, de Maceió, participa pela primeira vez de um Brasileiro de Laser e treina na represa desde o mês de agosto para esta competição. "Velejo de Snipe, mas tenho amigos na Laser e comecei a treinar no barco no ano passado. Venho para cá uma vez por mês para treinar na represa e espero disputar muitas regatas neste Brasileiro para adquirir experiência na classe".  
 
Entenda a classe - A classe Laser é dividida em três, Radial, 4.7 e Standard, com mesmo casco, o que muda é o tamanho das velas. A Radial usa vela de 5.76 m² e para os velejadores participarem de uma competição oficial precisam pesar até 65 quilos. Apesar de ser o barco olímpico oficial para as mulheres da classe Laser, o barco admite tanto homens como mulheres nas demais competições. 
 
Programação do 43º Brasileiro de Laser:  
 
Laser Radial:  
 
09/01 e 10/01 - Confirmação de inscrição / credenciamento / medição.  
11/01 a 15/01 – Regatas  
 
Laser Standard e 4.7:  
 
16/01 - Confirmação de inscrição / credenciamento / medição.  
17/01 a 21/01 – Regatas  
 
Site oficial: http://laser2017.sailstation.com/
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook