YCSA conquista pódio na Taça Ventos & Velas

Optimist em São Sebastião / Foto: Volnys Bernal/YCSA

São Paulo - Cerca de 50 barcos da classe Optimist disputaram a Taça Ventos & Velas no fim de semana (1º e 2/11) na Praia Grande, em São Sebastião, válida pelo ranking paulista. 
 
A taça que leva o nome do projeto da Prefeitura Municipal da cidade, dedicado à formação de novos velejadores, levou o Audi YCSA Sailing Team ao pódio, com Nicolas Bernal, medalha de bronze. 
 
Outro integrante da Equipe Jovem do Yacht Club Santo Amaro (YCSA) ficou no ‘Top 10’. Martin Chao obteve a sétima colocação. O ouro ficou com Matheus Oliveira e a prata com Luan Vitor Pegoraro, ambos da Escola de Vela de Ihabela (EVI) do litoral norte. 
 
Nicolas já havia conquistado a terceira colocação na categoria veterano infantil do Campeonato Paulista de Optimist, em setembro, em Ilhabela e obteve a mesma posição na tradicional Taça Humboldt um mês antes na Represa Guarapiranga. No mesmo campeonato, Martin Chao foi vice na categoria juvenil. A Taça Ventos e Velas também foi etapa classificatória para o Campeonato Brasileiro de Optimist, marcado para o início de 2015 no Rio de Janeiro. 
 
Título na Laser Radial - Em São Paulo, o velejador Felipe Echenique, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA) conquistou o título de campeão paulista da classe Laser Radial. A campanha de Felipe foi muito superior à de seus concorrentes. Venceu sete das dez regatas disputadas por 18 embarcações em dois finais de semana na Guarapiranga. O YCSA dominou o pódio, ocupando as três posições. Iago Wately ficou com a medalha de prata, enquanto Carlos Eduardo Wanderley levou o bronze.
 
Pedro Corrêa, único integrante do Audi YCSA Sailing Team na competição, venceu a categoria sub-19 e ficou em sexto na classificação geral. "Aprendi bastante com o Felipe, o Iago e com os velejadores mais experientes. Subi no barco da classe pela primeira vez e foi ótimo para treinar", considerou Pedro que havia competido pela última vez nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanquim, na China, onde foi o sexto colocado entre os 40 melhores do mundo na classe Byte. 
 
"A represa está muito rasa devido à seca em São Paulo. É preciso rebocar o barco uns 150 metros por terra para se chegar à rampa e depois atravessar uma faixa de lodo para se chegar à raia. Eu encalhei um monte de vezes indo e vindo da raia", contou o campeão sul-americano de Byte. A tendência é de que o atleta de 16 anos, natural de São Sebastião, inicie campanha na 420 ao lado de Philipp Essle, oitavo no Mundial da Juventude, formando mais uma promissora dupla da classe no Audi YCSA Sailing Team.
 
Audi YCSA Sailing Team - Foi formado no início de 2014 com o objetivo de reforçar a missão de formar os futuros velejadores. O projeto abrange 40 atletas da Vela Jovem distribuídos entre as classes Optimist, 420, Laser, 29er e Byte. O apoio está voltado para a aquisição de barcos e velas, contratação de técnicos especialistas nas classes envolvidas e viabilização de viagens para intercâmbio e disputa das principais competições internacionais. Robert Scheidt, o maior atleta olímpico brasileiro em todos os tempos e ganhador de 14 títulos mundiais entre as classes Laser e Star, é o embaixador da marca no País. 
 
Yacht Club Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook